Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A beleza da figura paterna.


Criado o primeiro casal e dada a ordem “crescei e multiplicai”, nada mais faltava. Passou a existir o primeiro pai. Imagino as primeiras dificuldades! Mas, tudo deu certo. Daí em diante haja pais nessa terra. Cada um com estilo diferente, mas todos, pais. Durante muito tempo somente a função de pai era ser provedor. Depois, passou também a exercer as funções espirituais, como que sendo o sacerdote da família. Logo teve de defender a família, passando exercer também a função militar. Progrediu para Rei e Juiz da família. Haja poder e responsabilidade. Com o surgimento da sociedade organizada, muitas  das funções foram delegadas, a família ficou menor e passou novamente a ser apenas pai. Mesmo assim, com muito poder, pois a mãe era simplesmente uma ajudadora. Com a modernidade a família sofreu grandes mudanças. A mulher era mais do que apenas mãe. Ela passou a trabalhar e ajudar no sustendo da família. Seus direitos foram ampliados. O pai teve suas responsabilidades diminuídas e seu poder dividido. Na pós-modernidade já há família que não precisa de pai.
Tudo isso foi lembrado com um único propósito – o pai, com raríssimas exceções, sempre correspondeu às exigências do seu tempo. Vejo isso na história e na minha própria história. Meus dois avôs, meu pai, meu sogro, eu mesmo, meus filhos, fomos e somos bem diferentes um do outro, mas todos nós exercemos competentemente o ser pai. Dignos de uma Medalha Olímpica de Ouro. Afirmo o mesmo com relação aos colegas dos meus filhos. Todos na faixa de 25 a 40 anos. Vejo neles uma paixão em ser pai. Acho lindíssimo vê-los indo ao médico, à escola, à igreja, nos passeios, no aeroporto, na rodoviária, nas praças e em casa cuidando maternalmente dos filhos. É impressionante como os pais correspondem aos desafios de sua época. Isso me encanta muito. E é por isso que hoje desejo abraçar carinhosamente a todos os pais e pedir que Deus, o Pai Maior, abençoe ricamente a todos eles.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com